"Penso logo existo" - Descartes
"Não há factos, apenas interpretações" - Nietzsche
"Só sei que nada sei" - Sócrates, citado por Platão
"Quem vier a seguir, morre!" - Luís Filipe Vieira
O Benfiquismo é uma corrente filosófica. Tem dúvidas? Daqui por um minuto espero que já não as tenha.
Poderia começar por lhe definir o que é filosofia, mas essa é na realidade uma complicada tarefa e até os pensadores mais famosos do sec. XXI não lhe saberão dar uma resposta coerente. Mas se reconhecermos noutras correntes como o Existencialismo e o Racionalismo, uma forma de ver e pensar o mundo, então certamente o Benfiquismo enquadra-se nessa categoria.
Eu, enquanto pensador Benfiquista, vejo e penso que não há Estádio mais bonito que o da Luz!
Eu, enquanto pensador Benfiquista, vejo e penso que o símbolo do Benfica deve fazer parte de todas as minhas peças de roupa, sejam elas bonés, boxers ou fraldas.
Eu, enquanto pensador Benfiquista, vejo e penso que o bigode à Chalana voltará a estar um dia na moda, ou não fosse esta cíclica.
Talvez as perguntas levantadas pelo Benfiquismo não sejam tão profundas como "Quem sou?Para onde vou?De onde venho?", mas acha que "Deve o Di Maria jogar a avançado móvel ou ala esquerdo?" é uma pergunta menos válida?
O filósofo benfiquista é no entanto um ser angustiado. Tem uma existência infeliz e passa o seu tempo filosofando sobre tempos remotos de felicidade e sucesso. Tem uma visão muito escura e fria da realidade que o rodeia, e procura desesperadamente absorver todas as gotas de esperança que Universo lhe providencia.
Os mais famosos filósofos Benfiquistas são, de maneira geral, dotados do dom da palavra. Exemplo perfeito disso é o Eusébio, cuja fluência em entrevistas faz lembrar um texto de Saramago sem pontuação.
Deliciem-se, meus amigos, com os pensamentos dos mais ilustres Benfiquistas contemporâneos:
- Manuel Vilarinho em entrevista à RTP, Junho 2009, "Se isto fosse para a televisão, não dizia, mas como é para a rádio digo...estou-me cagando para isso"
- Luís Filipe Vieira, Junho 2009 "Não são estes garotos que vão paralisar o Benfica"
- Águia Vitória, antes do inicio de cada jogo "Salvem-me!"
Permitam-me que vá mais longe e conclua dizendo que o Benfiquismo chega a ser um estilo de vida. E os benfiquistas, para mal ou para pior, seguem esse estilo com uma paixão e dedicação apenas comparável aos Amish.
Até à próxima!
Moral do Dia: "Vitória, vem!"
Sem comentários:
Enviar um comentário